02/07/2022 às 14:41 Família

Gostaria de fazer um ensaio de família?

113
4min de leitura

Dediquei um pouquinho do meu tempo para lhes escrever estas linhas para que você não procrastine este dia tão especial e tenha lindas fotos no seu álbum de família. Ao final deixe seu feedback. Será uma satisfação ler o que tens a me dizer. Então, boa leitura!

Celebrar momentos e criar memórias são dois aspectos maravilhosos que a fotografia de família proporciona. O ensaio de fotos com família e filhos, por exemplo, oferece muito mais que um álbum de fotografias. Ele se torna uma memória de uma conexão de amor entre os pais e as crianças.

Como cada família tem história, personalidade e aspectos particulares, as fotografias representam um recorte dessa singularidade. Por isso nós que fazemos “Regis Fotografias” entendemos que é muito importante registrar olhares, afetos e a união presente na família fotografada, tornando aquele ensaio uma verdadeira história contada por meio de nosso olhar e de nossas lentes.

Quando fotografamos, seja no Studio ou em outra locação, a intenção é proporcionar uma sessão de fotos agradável, principalmente para as crianças de forma que criem memórias e lembranças. Se você está pensando em organizar este ensaio, abaixo listei algumas coisas que julgo importante para que você possa planejar e fazer o seu ensaio de fotos com família e filhos acontecer.

PORQUE FAZER FOTOS DE FAMÍLIA COM FILHOS?

A característica mais bacana do ensaio de família é esta que citei, ele vai além do registro fotográfico. O ensaio representa um momento gostoso em família, ter registros que semprem irão remeter a bons sentimentos. E isso é algo que envolve muito a criança. 

Quem não lembra de um dia gostoso assim da infância, não é?

Quando saímos para um ensaio fotográfico de família buscamos transformar este momento numa grande brincadeira, fazemos tudo em um ritmo gostoso respeitando o tempo de todos os envolvidos, principalmente das crianças.

Ao longo de quase 30 anos registrando eventos no geral, a experiência me mostrou que as crianças precisam se sentir parte importante do momento para ficarem mais soltas no ensaio. Nós incluímos diversas brincadeiras para que se envolvam e fiquem bem à vontade. E, para cada sorriso um clique!

DEIXE A CRIANÇA MAIS TRANQUILA NO ENSAIO DE FAMÍLIA

Com frequência eu ouço a seguinte frase: “ah, mas o meu filho não gosta de fazer foto”. “Meu filho não pára quieto, ele não olha para a câmera”

É verdade que algumas crianças têm um pouco de resistência ao serem fotografadas, percebo que desenvolvem uma espécie de “trauma” causado por experiências anteriores. Isso pode acontecer porque ela relaciona “ser fotografada” com o “ter que parar de brincar”, por exemplo.

Mas, não se preocupe. Esta é a primeira ideia que vamos desconstruir com a família. A brincadeira vai ser tanta que o seu filho nem vai lembrar que estamos fotografando.

Um ponto que recomendo é que a atenção dos pais neste dia precisa estar voltada completamente às brincadeiras com as crianças. Isso faz com que se sintam prestigiadas criando uma atmosfera agradável, leve e tranquila.

Outra dica importante é não deixar a criança muito ansiosa nos dias que antecedem o ensaio, como, fazer comentários de como será o dia. Isso pode prejudicar o sucesso da sessão.

TENHA FOTOS ESPONTÂNEAS NO ENSAIO COM FAMÍLIA E FILHOS

A naturalidade é uma característica presente no nosso estilo de fotografia. Por isso, não costumo incluir trocas de roupa durante a sessão. Na verdade, isso deixa o dia mais longo e cansativo para a criança. 

Inclusive, alguns pais me questionam se é preciso comprar brinquedos novos para usar na sessão, mas não há necessidade. Nós sugerimos utilizar os brinquedos que a criança já possui e dos quais ela gosta.

Um bom exemplo é levar um livro de histórias infantis, os livros são sempre uma ótima forma para entreter e se conectar com as crianças. Os pais vão mostrando o livro, contando as histórias… Pouco a pouco, começam a interagir na prática com o momento familiar. Assim, consigo registrar expressões reais e naturais de todos.

Nem preciso dizer que as fotos ficam lindas, né?! Abaixo separei algumas fotografias que fiz para inspirar.

ESCOLHA NATURALIDADE NAS CORES E ROUPAS PARA AS FOTOS DE FAMÍLIA

O estilo mais clean é uma marca do meu trabalho, minhas fotos são compostas pelas cores, texturas e nuances. Eu oriento meus clientes o máximo que posso, com relação a roupas e cores, ao mesmo tempo que deixo abertura para que se sintam bem.

Nos ensaios com crianças, recomendo que as roupas de toda a família priorizem o conforto, para que possam brincar livremente. Dê preferência a cores mais neutras, roupas sem estampas e que combinem entre si. As crianças podem estar bem coloridas e os adultos mais básicos, por exemplo. Afinal, elas são o destaque do dia! O mesmo vale para cabelo e make: naturalidade sempre.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA SESSÃO DE FOTOS COM FAMÍLIA E FILHOS

Antes de mais nada, eu diria para priorizar um dia em que todos estejam bem e dispostos para interagir e ter uma experiência maravilhosa. O ensaio é um momento para ser você mesmo, de conexão, descontração. Isso não pode faltar.

E, para registrar tudo isso, nada melhor do que espontaneidade, né?

Gosto de registrar a personalidade, o amor entre a família do jeitinho que são. Isso significa que não teremos fotos “posadas”? Teremos, sim. As fotos mais tradicionais e clássicas são importantes, até para emoldurar e colocar num porta-retrato.

Aliás, esta é uma ideia muito bacana! Você pode aproveitar as fotos do ensaio de família para fazer cartões festivos ou de datas comemorativas e distribuir para as pessoas que você ama. 

Essa construção é muito importante para o resultado seja perfeito!

Até a próxima.








02 Jul 2022

Gostaria de fazer um ensaio de família?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

02 de Jul de 2022

Júnior, gerado para Maricota

09 de Mai de 2021

A última fotografia

23 de Ago de 2020

Não é apenas uma imagem

Olá, em que posso ajudar? Sinta-se à vontade em me chamar no WhatsApp.
Logo do Whatsapp